segunda-feira, 8 de abril de 2013

Dicas para seu pneu!


O pneu é a peça fundamental do carro. É através dele que toda a potência do carro é passada para a pista.  Por esse motivo, indicamos as 10 dicas mais importantes para cuidar da sua segurança e da vida útil do seu pneu.

As dicas são:
1 - Calibrar o pneu semanalmente.  indicação do manual do fabricante do veículo.
2 - Rodízio de pneus. Veículos com pneus radiais a cada 8.000 km e veículos com pneus diagonais a cada 5.000 km rodados, utilize o estepe no rodízio.
3 - Evitar a sobrecarga no veículo. Excesso de peso compromete a estrutura do pneu e aumenta os riscos de estouro ou de alterações estruturais importantes.
4 - Fazer a manutenção preventiva de todo o veículo.Amortecedores, molas, freios, rolamentos, eixos e rodas atuam diretamente sobre os pneus.
5 - Utilizar as medidas de pneus exatas pelo fabricante do veículo.  O uso de pneus e rodas diferentes modifica a performance do carro.
6 - Alinhameto e balanceamento sempre que o veículo sofrer impactos fortes, na troca de pneus, quando os pneus apresentarem desgastes irregulares, ao serem substituídos componentes da suspensão, quando o veículo estiver “puxando” para um lado ou a cada 10.000 km como indica o manual do usuário.
7 - Usar o pneu indicado para a superfície. O uso inapropriado  provocará perdas no consumo de combustível, na estabilidade e na durabilidade do veículo. 
8 - Monitorar o indicador de desgaste de rodagem (TWI). Indicador existente no pneu mostra o momento certo para se efetuar a troca.
9 - Não permitir o contato do pneu com derivados de petróleo ou solventes. Esse contato pode danificar seriamente os materiais do pneu.
10 - Evitar direção agressiva, Freadas fortes, mudanças bruscas na direção e cantar pneu, passar rápido em lombadas, buracos. 
Fonte: Dirigindo Seguro, Pneu Seguro e G1.

Nenhum comentário:

Postar um comentário